Depressão
A principal característica da depressão é quando você se sente dominada pela tristeza. Pessoas com depressão perdem o interesse pelas coisas em que normalmente lhe agradam. Ficam cansadas, indiferentes e as vezes se tornam incapazes de tomar decisões simples. Geralmente pessoas com depressão tendem a se sentir mal e se culpar por todos os problemas. Quando estão seriamente deprimidas podem ter insônia, perdem o interesse por comida e sexo. Podem ter problemas concentração, podem até ter dificuldade de ler um jornal. Em casos extremos, pessoas deprimidas podem ter pensamentos suicidas ou até mesmo colocá-los em prática. Lembrando que, o depressivo muitas vezes não quer morrer, e sim, apenas se livrar da dor. Essa dor é descrita pelas pessoas depressivas como um nó na garganta, dor no peito e falta de ar, fazendo com que percam o controle.
Causas
A depressão pode surge a partir de eventos que aconteceram ao longo da vida, que podem ter provocado traumas. Esses eventos podem ser, o término de um relacionamento, traição, bullying, abuso sexual, preconceito, morte de um ente querido e entre outro fatores que podem provocar o surgimento da depressão. Além disso, fatores genéticos também contribuem. Quando uma pessoa possui histórico de depressão na família, consequentemente acaba tendo maior chance de adquirir a doença ao longo do tempo.
Os sintomas são severos e podem dominar sua vida e interferir profundamente na sua rotina. Então vamos identificar alguns sintomas da depressão.
Sintomas
- Tristeza;
- Desânimo;
- Desmotivação para fazer qualquer atividade;
- Perda de memória de pequenos acontecimentos;
- Perda ou aumento de apetite;
- Pessimismo em relação a tudo;
- Choro fácil ou frequente;
- Sentimento de tédio;
- Desespero;
- Desesperança;
- Arrependimento e culpa
- Dificuldade para se concentrar;
- Sentimento de incapacidade;
- Baixa autoestima;
- Vergonha.
Cada pessoa com depressão apresentará diversas formas de sintomas. Uns mais que outros e isso também ocorre pelo fato da doença está dividida em diversos estágios. Então é importante que a pessoa consiga identificar a doença e procure um profissional para que possa fazer o tratamento adequado que pode ser com Psiquiatra e Psicólogo.
Tratamento
O tratamento deve ser realizado por um Psicólogo, através da Terapia Individual, para que a pessoa entenda o processo da depressão, e assim facilitar a resolução de conflitos e diminuir o impacto provocado. O tratamento também pode ser combinado com medicamento receitado por um Psiquiatra, que ao contrário do que alguns temem, esses medicamentos não são drogas que deixam as pessoas agitadas ou provocam vício. Clique aqui e saiba mais sobre Terapia Individual
Testemoniais…
Se você está com esses sintomas ou está procurando informações e tratamentos para um ente querido, saiba que você pode contar com a minha ajuda. Caso o Chat estiver ativo ao lado é só clicar e conversar comigo agora mesmo. Caso não esteja disponível ou ainda não está sentindo conformável para conversar, anote meu WhatsApp para um contato no futuro.
Se estiver com alguma dúvida, fique à vontade para me contatar pelo site ou via WhatsApp. A mudança está em você, dê o primeiro passo!