Ansiedade, o excesso de futuro.
Sabe aquela voz interna que diz algo vai dar errado e parece ser uma certeza absoluta? Pois é… É a ansiedade.
A ansiedade geralmente aparece quando estamos diante de situações que não temos controle e não sabemos o que podemos esperar dela. Devemos entender a ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstância ou intensidade. O termo “ansiedade” tem várias definições nos dicionários: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo.
Causas
Pode estar ligada ao estresse, quando a maioria das situações são vistas como possibilidade de prejuízo, morte, fracasso ou vergonha. Quando estamos ansiosos, podemos imaginar situações, riscos ou perigos que podem nunca acontecer, isso pode até mesmo produzir efeitos físicos como dor no corpo, coração disparado, falta de ar, dor de barriga e ânsia de vômito. A intensidade da ansiedade piora durante momentos de estresse e, em geral, está associada a conflitos psicológicos relacionados à insegurança e a atitudes autocríticas.
Sintomas:
- Não conseguir relaxar;
- Estar sempre tenso, com medo ou preocupado;
- Pensamentos negativos;
- Sensação de que algo mal vai acontecer;
- Descontrole sobre os próprios pensamentos;
- Preocupação exagerada;
- Sensação de descontrole;
- Palpitação cardíaca;
- Respiração ofegante;
- Sensação de falta de ar.
Ansiedade num nível adequado pode ser boa, como exemplos: motivar a estudar para uma prova, planejar viagens com bastante antecedência e escolher a roupa adequada para uma entrevista de emprego.
Quando a ansiedade acontece em um nível adequado, motiva a fazer coisas boas, mas quando acontece em um nível exagerado passa a não proteger como forma de defesa, e sim, deixando mais vulnerável como por exemplo, quando ficamos paralisando diante de situações de possível ameaça.
Quando a ansiedade acontece de forma extrema e excessiva pode surgir em forma de quadros clínicos bem específicos, por exemplo:
Transtorno de Ansiedade Generalizada
É caracterizada por sintomas ansiosos excessivos. A pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, nervosa ou irritada. São frequentes sintomas como insônia, dificuldades em relaxar, angústia e dificuldade de concentração. São comuns sintomas físicos como; dores de cabeça, musculares, coração acelerado, tontura, formigamento e suar frio. Vale lembrar que, para fazer o diagnóstico é necessário verificar se os sintomas ansiosos causam sofrimento significativo e se prejudica à vida social.
Síndrome do pânico
São crises intensas de ansiedade, quando a pessoa começa a suar frio, tem tremores, falta de ar ou sensação de asfixia, ânsia de vômito, formigamento em membros e/ou lábios. Pode acontecer também a desrealização (sensação de que o ambiente, antes familiar, parece estranho, diferente e não-familiar). Esses sintomas são muitas vezes causados por determinadas situações, como: aglomerados de pessoas, ficar “preso” ou com dificuldades de sair, em congestionamento no trânsito, supermercados com muita gente ou shopping center entre outros.
TOC (transtorno obsessivo compulsivo)
Onde a pessoa se sente forçada a repetir ações e rituais repetitivos para que de alguma forma, possa diminuir sua ansiedade, como por exemplo; lavar as mãos inúmeras vezes, tomar muitos banhos, verificar se as portas estão trancadas por dezenas de vezes.
Tratamento
O tratamento é realizado por um Psicólogo, através da Terapia Individual, para que a pessoa entenda o processo da ansiedade, e assim facilitar a resolução de conflitos e diminuir o impacto provocado. O tratamento também pode ser combinado com medicamento receitado por um Psiquiatra, que ao contrário do que alguns temem, esses medicamentos não são drogas que deixam as pessoas agitadas ou provocam vício.
Clique aqui e saiba mais sobre Terapia Individual
Testemoniais…
Se você está com esses sintomas ou está procurando informações e tratamentos para um ente querido, saiba que você pode contar com a minha ajuda. Caso o Chat estiver ativo ao lado é só clicar e conversar comigo agora mesmo. Caso não esteja disponível ou ainda não está sentindo conformável para conversar, anote meu WhatsApp para um contato no futuro.
Se estiver com alguma dúvida, fique à vontade para me contatar pelo site ou via WhatsApp. A mudança está em você, dê o primeiro passo!