Autoagressão
O que é? Autoagressão é um comportamento de violência contra si mesmo.
A adolescência é um período da vida que se inicia por volta dos 10 e termina aos 20 anos de idade, quando a pessoa passa de criança a adulta. Essa fase é marcada por grandes turbulências em que acontecem diversas transformações, na qual o adolescente pode estar sujeito a várias emoções.
Como o adolescente não tem maturidade suficiente para compreender e superar certos tipos de situação, a autoagressão é uma “resposta” ao se deparar com frustração, angústia, dor emocional ou algum tipo de trauma (abuso sexual, maus tratos, bullying e preconceitos). Geralmente esses adolescentes têm como característica o comportamento explosivo e impulsivo, o comportamento de autoagressão traz uma sensação de alívio para quem a pratica.
Quais os tipos de autoagressão?
Os tipos de autoagressão mais utilizados vão desde arranhões na pele, cortes, queimaduras, se esmurrar, etc. chegando até, em casos extremos, a quebrar seus próprios ossos.
- Nos meninos o comportamento de autoagressão mais comum é de se bater ou se queimar.
- No caso das meninas, o mais comum são os arranhões e os cortes.
Por que os adolescentes praticam a autoagressão?
Os adolescentes praticam a autoagressão como forma de aliviar a sensação ruim e angustiante. Eles relatam se autoagredir após vivenciar uma forte emoção como a raiva, angústia, pressão ou algum tipo de frustração.
A repetição deste comportamente autolesivo é comum, praticada sempre com o objetivo de obter novamente o alívio.
Em que idade os adolescentes podem ter esse tipo de comportamento?
Geralmente entre 13 e 14 anos sendo mais frequentes nas meninas.
Quais áreas do corpo são mais utilizadas?
Podemos relacionar áreas do corpo por tipos de autoagressão, mas todas costumam ser áreas de fácil acesso e fácil de esconder sob a roupa.
Cortes, machucados, hematomas e queimaduras:
- Pulsos
- Braços
- Pernas
- Abdômen
Ossos quebrados ou fraturados
- Dedos
- Mãos
- Pulsos
- Joelhos
Principais sinais de autoagressão:
- Utilização de roupa inadequada para a estação do ano, habitualmente usam mangas compridas ou calças no verão para cobrir cicatrizes;
- Falta de vontade de participar em atividades que requeiram maior exposição do corpo sem roupa como a natação ou aula de educação física;
- Comportamento suspeito, ficando muito tempo no banheiro ou em outros locais isolados;
- Curativos frequentes, sinais gerais de depressão, isolamento social, abuso de substâncias, posse de utensílios afiados como lâminas de barbear e canivetes;
Esta prática pelos adolescentes deve ser encarado como uma forma de comunicar as dificuldades sentidas pelo adolescente como um pedido de ajuda, uma vez que ele não dispõe de nenhuma outra forma para resolver os seus problemas. Professores, pais, médicos e outros profissionais de saúde e educação devem estar atentos à estes sinais, pois, eles possuem um papel muito importante na identificação nos casos de autoagressão.
Tratamento
O tratamento é realizado por um Psicólogo, através da Terapia Individual, para que a pessoa entenda o motivo da autoagressão, e assim facilitar a resolução de conflitos e diminuir o impacto provocado. O tratamento também pode ser combinado com medicamento receitado por um Psiquiatra, que ao contrário do que alguns temem, esses medicamentos não são drogas que deixam as pessoas agitadas ou provocam vício.
Clique aqui e saiba mais sobre Terapia Individual
Testemoniais…
Se você está com esses sintomas ou está procurando informações e tratamentos para um ente querido, saiba que você pode contar com a minha ajuda. Caso o Chat estiver ativo ao lado é só clicar e conversar comigo agora mesmo. Caso não esteja disponível ou ainda não está sentindo conformável para conversar, anote meu WhatsApp para um contato no futuro.
Se estiver com alguma dúvida, fique à vontade para me contatar pelo site ou via WhatsApp. A mudança está em você, dê o primeiro passo!